domingo, 9 de outubro de 2011

ECONOMIA-REGIÃO SUL-7° ANO

 Bem diversificada e desenvolvida. Destacam-se as indústrias de transformação, automobilística, têxtil, alimentícia, produtos eletrônicos e tecnológicos. A área de serviços também é muito importante, destacando-se o turismo nascidades litorâneas, principalmente, de Santa Catarina. O comércio também é bem movimentado em toda região Sul. 
No começo da colonização, a região sul se desenvolveu graças à agricultura, que forneceu o capital financeiro para a instalação de indústrias nas regiões de Curitiba (espalhando-se depois para o nordeste de SC, em Itajaí, Blumenau e Joinville) e Porto Alegre.Indústria - No PR destacamos: a agroindústria; papel e celulose; fertilizantes; caminhões e ônibus (Volvo); automóveis (Renault e Audi, na região metropolitana de Curitiba); eletrodomésticos (Electrolux).
Em SC, podemos destacar a industrialização de carnes de aves, bovina e suína; as fábricas de calçados; têxteis e roupas (Itajaí). No RS: alimentos; calçados (vale do Rio dos Sinos), petroquímica (em Canoas, cidade da região metropolitana de Porto Alegre), vinhos (na região do planalto, chamada "Serra Gaúcha") e automobilística (General Motors, na cidade de Gravataí).Agricultura
 - No RS destacamos: milho, soja, arroz, maçãs, mandioca, tabaco (na cidade de Santa Cruz do Sul) e uvas (cidades de Bento Gonçalves e Caxias do Sul, na "Serra Gaúcha"). Em SC: mandioca, maçã (nas regiões de Lajes e São Joaquim), tabaco, feijão e trigo. No PR: soja (foi o primeiro estado brasileiro a exportá-la), milho, algodão, café e cana-de-açúcar. A soja propiciou muita riqueza o estado. No entanto, seu cultivo mecanizado agravou o desemprego no campo e a concentração fundiária. Isto criou o fenômeno dos "sem-terra": ex-trabalhadores rurais que não têm terras para cultivar e não têm emprego devido à mecanização. Criou também, nos anos 70, uma grande migração rural rumo a Mato Grosso, Goiás, Bahia e região amazônica, em busca de terras para plantar. Os paranaenses também emigraram para o Paraguai (são os chamados "brasiguaios").Criação - A qualidade do gado bovino e das aves (galináceos e perus) nos três estados é boa, tanto pelas raças escolhidas como pelas condições sanitárias. A região é considerada livre da febre aftosa há alguns anos, o que lhe permite exportar para outros países. No Rio Gande do Sul há também criação de ovelhas. Também se destaca a criação de suínos em Santa Catarina, abastecendo os frigoríficos das cidades de Concórdia e Xapecó.

Nenhum comentário:

Postar um comentário